Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2015

Trabalho de pesquisa para o 2ª série do Ensino Médio

REVISÃO DAS ESCOLAS LITERÁRIAS DO ROMANTISMO AO SIMBOLISMO Prof.ª Solange – 2ª série do Ensino Médio INSTRUÇÕES : O trabalho poderá ser feito em dupla ou individual. Deverá ser entregue até o dia 13/11/2015 Devem-se utilizar livros. Internet, etc. para pesquisar. Entreguem o trabalho em folha de almaço, ou digitado apenas com as respostas numerando de acordo com as respostas e na ordem dada. Responda as questões a seguir: 1.                   Que ano e que obra assinalam, didaticamente, o início do Romantismo brasileiro? 2.                   Que acontecimentos históricos estão intimamente relacionados com o advento do Romantismo? 3.                   Qual a posição dos românticos em relação à obediência a regras e modelos? 4.                   Que estilos de época precederam o Romantismo? 5.                   Qual fato histórico marcante, no Brasil, resultou num crescente sentimento nacionalista e anticolonialista? Em que ano isso se deu? 6.      

Trabalho de pesquisa para 1ª série do Ensino Médio

REVISÃO DAS ESCOLAS LITERÁRIAS: DO TROVADORISMO ÀS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES LITERÁRIAS NO BRASIL Prof.ª Solange – 1ª série do Ensino Médio                                      INSTRUÇÕES : O trabalho poderá ser feito em dupla ou individual. Deverá ser entregue até o dia 13/11/2015 Devem-se utilizar livros. Internet, etc. para pesquisar. Entreguem o trabalho em folha de almaço, ou digitado apenas com as respostas numerando de acordo com as respostas e na ordem dada. Responda as questões a seguir: Que elementos nos permitem diferenciar os textos de arte literária de outros textos? Dê duas características da linguagem literária. O que é estilo de época? E estilo individual? O que nos permite agrupar certo número de autores em determinada escola literária? Ou estilo de época? Qual é o primeiro texto literário da língua portuguesa? Qual o ano provável de sua composição?  Quem o escreveu? A

Artigo e numeral

Artigo Artigo é a palavra (variável) que antecede os substantivos para determiná-lo de modo preciso ou vago, indicando-lhe o gênero e o número.   Classificam-se em: I.              Artigos definidos: determinam o substantivo de forma preciso: a, as, o, os. Exemplo : O estudante leu aquele livro. II.            Artigos indefinidos: determinam o substantivo de modo vago, impreciso: um, uns, uma, umas. Exemplo: Encontrei uns meninos brincando na rua. Numeral          Numeral é a palavra que exprime a quantidade exata de seres, ou ordem, fração e multiplicação, em relação ao substantivo. Classificam em: I.               Numeral cardinal : indica a quantidade de seres.     Isabella comprou duas sandálias. II.             Numeral ordinal: indica a ordem que o ser ocupa numa determinada série.      Naira é a terceira aluna da primeira fileira. III.              Numeral multiplicativo: indica uma quantidade multiplicada do mesmo ser.