Artigo de opinião
CONTEÚDO DOS ARTIGOS
DE OPINIÃO: AS QUESTÕES POLÊMICAS
Artigo de opinião, como o próprio nome diz, é um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância social é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
Artigo de opinião, como o próprio nome diz, é um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância social é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
As ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade
do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos
elementos apresentados, além de assinar o texto no final.
Situação de
argumentação
Por que argumentamos? Sobre quais assuntos argumentamos?
Observe as afirmações abaixo:
- A terra é um planeta do sistema solar
- A bactéria é um ser vivo.
- O rap é uma música de mau gosto.
- O governo federal encaminhou ao Congresso projeto de lei que estabelece novos critérios de acesso ao ensino universitário.
As duas primeiras frases afirmam verdades científicas que,
levando em conta os conhecimentos científicos acumulados até os dias de hoje,
podem ser comprovados. Assim, não cabe contestá-las ou argumentar a favor ou
contra. Pode-se, no máximo, explicar o movimento de translação e por que a
bactéria é um ser vivo.
Entretanto, em relação aos dois últimos fatos, podemos
contestá-los. A expressão “de mau gosto” pode ser contestada por pessoas que
tenham posições diferentes nesse assunto. Não será difícil encontrar quem
pergunte: “Por que você pensa assim?”. Em relação ao último fato, podemos questionar
se o projeto que o governo encaminhou é equivocado (ou é uma medida
necessária)? Diante dessas perguntas cabem contestações, refutações, opiniões
diferentes. São afirmações que dizem respeito a opiniões. Para sustentar essas
opiniões é necessário argumentar.
“Argumentar é mais do que simplesmente dar opinião sobre
algo – é sustentá-la com argumento, que são razões, evidências, provas, dados
etc. que dão suporte à ideia defendida”. (BARSOSA). Assim, para convencer
alguém de que certas posições, ideias ou teses são as mais acertadas ou adequadas,
argumenta-se.
Estudiosos da argumentação propuseram diferentes
classificações de argumentos.
Observe alguns tipos de argumento:
1- Argumentação de Autoridade:
a conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser
um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita
por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim,
uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar
consistente a tese.
Não esqueça de que a frase deve vir entre aspas. Veja:
O cinema nacional
conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca visto antes. “uma
câmera na mão e uma ideia na cabeça” – famosa frase-conceito do diretor Gláuber
rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o
cinema brasileiro faturou no ano passado. (adaptado de Época, 14/04/2004)
2- Argumento por Causa
e Consequência: para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de
causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos). A(s)
justificativa(s) tem uma reversibilidade plausível. Observe:
Ao se desesperar num
questionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando
o sinal está verde, o indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação
crônica e cotidiana, está uma monumental ignorância histórica.
São Paulo só chegou a
esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no inicio do século,
que não deveríamos ter metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a
tendência é piorar ainda mais o congestionamento – o que leva técnicos a
preverem como inevitável a implantação de perigos. (adaptado de Folha de S. Paulo. 01/10/2000)
3- Argumentação de
Exemplificação ou Ilustração: a justificativa remete a exemplos comparáveis
ao que se pretende defender. Esse recurso argumentativo é amplamente usado
quando a tese é muito teórica e carece de esclarecimento com mais dados
concretos. Observe:
“Nos países que
passara a ter a pena de morte prevista no código penal – os Estados Unidos são
um exemplo disso – não houve diminuição significativa do índice de
criminalidade”. Donde podemos concluir que a existência legal da pena de
morte não inibe a criminalidade. (Ensino Médio em Rede – Sequencia Didática – Artigo de opinião)
4- argumento princípio:
a justificativa é legítima, faz apelo a princípios, o que torna a conclusão
quase que incontestável. Veja:
“Toda a atitude
racista deve ser denunciada e combatida, posto que fere um dos princípios
fundamentais da Constituição brasileira.” (Ensino Médio em Rede – Sequencia Didática – Artigo de
opinião)
QUESTÃO CONTROVERSA
Chamamos de questão controversa, questão polêmica ou tese a
afirmação cuja resposta não seja única, permitindo, então, que se assumam
diferentes posicionamentos. Portanto, um artigo de opinião discute questões polêmicas
ou controversas, que podem incidir sobre temas políticos, sociais, científicos
e culturais, de interesse geral e atual, que afetam direta ou indiretamente um
grande número de pessoas, e procura respondê-las. Normalmente essas questões
surgem a partir de algum fato acontecido e noticiado.
CONTEXTO DE PRODUÇÃO
DO ARTIGO DE OPINIÃO
Todo texto que escrevemos ou lemos possui um contexto. Os
textos não existem “no vazio”, mas em um determinado contexto de produção: eles sempre são escritos por alguém, para
alguém, com certa intenção, em determinado tempo e lugar, divulgados em certo
veículo de comunicação etc., e todos esses elementos interferem no sentido dos
textos. Ao escrever, é fundamental levar em conta esses aspectos (e também na
leitura, para que seja possível compreender mais efetivamente o que leu).
Geralmente, o produtor de um artigo de opinião é um
especialista no assunto ou um representante de determinada instituição social
(como sindicatos, governo, universidade, ONGs etc.) que, de alguma forma, tem
algo a dizer sobre a questão. Em função disso, o autor busca construir uma
imagem de si mesmo para seus leitores com alguém que tem conhecimento sobre o
tema tratado, segue a lógica, a razão, possui argumentos sólidos para sustentar
sua posição.
A ESTRUTURA DO UM
ARTIGO DE OPINIÃO
São várias as formas de estrutura um artigo de opinião. Mas,
em geral, todos os artigos de opinião contêm os seguintes elementos:
1. Contextualização
e/ou apresentação da questão em discussão.
2. Explicitação
da posição assumida.
3. Utilização
de argumentos que sustentam a posição assumida.
4. Consideração
de posição contrária e antecipação de possíveis argumentos contrários à posição
assumida.
5. Utilização
de argumentos que refutam a posição contrária.
6. Retomada
da posição assumida e/ou retomada do argumento mais enfático.
7. Proposta
ou possibilidades de negociação.
8. Conclusão
(que pode ser a retomada da tese ou posição defendida).
Esses elementos podem vir em qualquer ordem e nem todos
precisam aparecer num artigo de opinião.
BIBLIOGRAFIA
Ensino médio em rede – sequência didática – artigo de
opinião.
São Paulo (estado) Secretária da Educação. Caderno
do professor: língua portuguesa, ensino médio. 2ª série, volume 1 – São Paulo:
SEE, 2009.
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