Como elaborar uma redação dissertativa argumentativa
REDAÇÃO
Escrever
é uma habilidade cada vez mais exigida atualmente. O ato de escrever para
alguns parece fácil e agradável, para outros, um sacrifício sem perspectivas
favoráveis. Nas práticas escolares, não se prepara o aluno para ser escritor,
mas para escrever satisfatoriamente numa linguagem com precisão vocabular e
clareza de ideias.
Ao
escrevermos, fazemos da linguagem nossa conquista maior, combinando as
impressões dos sentidos, o conhecimento prévio (do mundo) e o pensamento
crítico. O bom escritor não nasce pronto, é ensinado. Para aperfeiçoar a
escrita, devemos aguçar a capacidade de interpretação, o espírito crítico e
analítico, bem como a criatividade e inovação.
Portanto, a escrita, como atividade compensadora e satisfatória, é produto de um saber linguístico, da ordenação do pensamento e da imaginação criadora e prazerosa do processo de aprendizagem.
Competências das redações do ENEM
A
correção é feita com base nas cinco competências. Tirar a nota máxima não é
sorte, é a capacidade de fazer um texto que se enquadre no que é pedido, ou
seja, é aquele que se encaixe nessas cinco competências.
Competência
I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua
Portuguesa: Você conhecer e faze uso da “norma culta”, ou seja, ortografia;
Competência
II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos
das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativo argumentativo;
Competência
III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar
informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência
IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
necessários para a construção da argumentação.
Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Como elaborar uma redação
Introdução = Apresentação do Tema e contextualização + Apresentação da Tese + questão 1 + questão 2
Observação: também podemos considerar que os argumentos formam
uma terceira estrutura, separando-os da tese. Essa é apenas uma maneira de
definir os conceitos. O que importa é que a introdução deve apresentar o tema e
a tese (ideia ou ideias principais da redação).
2) “A
internet é o reflexo do avanço tecnológico promovido pelo homem, que transcende
as barreiras físicas e passa a viver num universo virtual sem fronteiras”.
3) “Assim
como muitas invenções mudaram a história do homem, a internet se revelou como o
marco de uma nova geração e de uma nova cultura”.
Item 1: “A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da cultura atual”.
Na minha opinião: “a internet é boa e também é má e isso depende do internauta”. Agora, preciso convencer o leitor da melhor maneira possível a aceitar essa opinião. Para tanto, preciso de ideias (argumentos) e cada argumento será explicado e desenvolvido em cada parágrafo de desenvolvimento. Uma boa maneira é pensar na tese como a união das ideias principais de cada parágrafo de desenvolvimento. Por isso que, para começar a escrever a redação, preciso planejar o texto, pensando no que vou escrever em cada parágrafo.
Argumento 2: “a internet é ruim porque ela não é muito segura, o que dá margem a diversos problemas”.
Observe que já temos
a apresentação do tema e da tese (junto com
os argumentos). Isso quer dizer que já temos a nossa introdução:
“A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica
marcante da cultura atual. O seu principal aspecto positivo é a
facilidade de acesso ao conhecimento e à informação, entretanto o seu
mau uso pode prejudicar os seus usuários de inúmeras formas. O que a caracteriza como benéfica ou maléfica
é o modo que ela é usada”.
Azul: argumento 1 (dará
origem ao primeiro parágrafo de desenvolvimento)
Verde: argumento 2 (dará
origem ao segundo parágrafo de desenvolvimento)
Vermelho: opinião (tese)
Desenvolvimento:
Veja que
a introdução apresenta as ideias que vão originar os dois parágrafos de
desenvolvimento (ou um, ou três... depende da quantidade máxima de linhas
permitidas).
Portanto, o tópico frasal é a ideia principal do
parágrafo (é a ideia que resume o parágrafo inteiro em uma ou duas linhas).
Depois do tópico frasal aparecem os argumentos (que irão
desenvolver a ideia principal do parágrafo) e, por fim, temos o encerramento
(ou "fechamento") do parágrafo (para evitar que o desenvolvimento
acabe "do nada", sem ter um "fechamento").
Ideia: “O seu principal aspecto positivo é a
facilidade de acesso ao conhecimento e à informação”
Parágrafo correspondente (sugestão):
Veja que o parágrafo de desenvolvimento é realmente uma “redação em miniatura” composta por introdução (tópico frasal), desenvolvimento (argumentos, ou seja: o "miolo") e conclusão (encerramento ou fechamento).
Entretanto, o grande problema
da internet é o fato de ela ter falhas que comprometem a segurança de seus
usuários. Por ser pública e global, ela é
usada por muitos tipos de pessoas e elas podem ter diferentes propósitos e
objetivos, o que compromete a segurança da rede. Esse fato é agravado ainda
pela questão do anonimato, que facilita crimes como racismo, pedofilia, roubos
de informações pessoais, falsas identidades e plágio. Além disso, a rede é
vulnerável a ações de hackers, que são capazes de invadirem contas de empresas,
de pessoas físicas e até mesmo do próprio governo. Tudo isso demonstra que a
internet, apesar de facilitar o acesso à informação, é um ambiente inseguro e
que, portanto, exige cautela por parte de seus usuários.
CONCLUSÃO:
Nos artigos
anteriores, nós escrevemos três parágrafos: um parágrafo de introdução e dois de desenvolvimento. Agora, precisamos escrever o último parágrafo da
dissertação, que é a conclusão.
A expressão em azul faz a retomada de tudo o que foi exposto na redação
(reafirmação da tese). A parte em vermelho segue a estratégia de se trabalhar
com definições, conceitos ou características, já que expressamos as
características da internet (está presente no cotidiano das pessoas e faz parte
da cultura moderna).
Também podemos usar a estratégia da projeção, trabalhando com perspectivas e projeções para um futuro próximo:
Portanto, assim
como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou
malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usa. Independente desse
fato, é inegável dizer que a internet continuará presente no cotidiano das
pessoas, influenciando a sociedade e moldando as características de nossa
cultura.
Independente da estratégia usada, devemos sempre reafirmar o que foi dito ao longo do texto sem acrescentar ou desenvolver novos argumentos. Se acrescentarmos algum argumento, o parágrafo de conclusão poderá se transformar num novo parágrafo de desenvolvimento, ou seja: a sua redação ficará sem conclusão (ela acabará "do nada", sem ter um fechamento decente).
O Parágrafo de Conclusão do ENEM
A redação do Enem é um pouco diferente porque ela trabalha com a problematização do tema. Num tema como a "internet", por exemplo, a redação estará mais focada nos problemas da internet, que devem ser resolvidos com uma proposta de intervenção que deve aparecer no parágrafo de conclusão (é obrigatório apresentar essa proposta de intervenção). Por conta disso, o parágrafo de conclusão da redação do Enem costuma ser maior do que o normal (pode até mesmo ficar do tamanho do parágrafo de desenvolvimento).
Como fazer a Proposta de Intervenção?
Todo problema tem causas. Portanto, se você atuar nas causas do problema, você
consegue resolver o problema. Logo, pergunte-se quais são os fatores que causam
ou agravam o problema e pergunte-se quais são os possíveis agentes que
podem atuar nessas causas para solucionarem o problema.
Exemplos de agentes: o governo, as empresas, a mídia e a imprensa (com
todos os seus formadores de opinião, exercendo grande influência sobre a
sociedade), as ONGs, as instituições, a educação, a conscientização, a
tecnologia, você, o seu vizinho, a sua família, as comunidades, todos os tipos
de organizações sociais, etc.
Ou seja: pense nos fatores que agravam ou causam o problema e pense nos
agentes que podem ajudar a resolver o problema.
Bibliografia:
http://www.comoescreverumaboaredacao.com/2013/09/redacao-como-fazer-introducao.html
http://www.comoescreverumaboaredacao.com/2013/10/redacao-como-fazer-o-desenvolvimento.html
http://www.comoescreverumaboaredacao.com/2013/10/redacao-como-fazer-conclusao.html
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