Artigo de opinião



CONTEÚDO DOS ARTIGOS DE OPINIÃO: AS QUESTÕES POLÊMICAS

Artigo de opinião, como o próprio nome diz, é um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância social é defendida, através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc.
As ideias defendidas no artigo de opinião são de total responsabilidade do autor, e, por este motivo, o mesmo deve ter cuidado com a veracidade dos elementos apresentados, além de assinar o texto no final.

Situação de argumentação

Por que argumentamos? Sobre quais assuntos argumentamos? Observe as afirmações abaixo: 
  •     A terra é um planeta do sistema solar
  •     A bactéria é um ser vivo. 
  •   O rap é uma música de mau gosto.
  •   O governo federal encaminhou ao Congresso projeto de lei que estabelece novos critérios de acesso ao ensino universitário.
As duas primeiras frases afirmam verdades científicas que, levando em conta os conhecimentos científicos acumulados até os dias de hoje, podem ser comprovados. Assim, não cabe contestá-las ou argumentar a favor ou contra. Pode-se, no máximo, explicar o movimento de translação e por que a bactéria é um ser vivo.
Entretanto, em relação aos dois últimos fatos, podemos contestá-los. A expressão “de mau gosto” pode ser contestada por pessoas que tenham posições diferentes nesse assunto. Não será difícil encontrar quem pergunte: “Por que você pensa assim?”.  Em relação ao último fato, podemos questionar se o projeto que o governo encaminhou é equivocado (ou é uma medida necessária)? Diante dessas perguntas cabem contestações, refutações, opiniões diferentes. São afirmações que dizem respeito a opiniões. Para sustentar essas opiniões é necessário argumentar.
“Argumentar é mais do que simplesmente dar opinião sobre algo – é sustentá-la com argumento, que são razões, evidências, provas, dados etc. que dão suporte à ideia defendida”. (BARSOSA). Assim, para convencer alguém de que certas posições, ideias ou teses são as mais acertadas ou adequadas, argumenta-se.
Estudiosos da argumentação propuseram diferentes classificações de argumentos.
Observe alguns tipos de argumento:

1- Argumentação de Autoridade: a conclusão se sustenta pela citação de uma fonte confiável, que pode ser um especialista no assunto ou dados de instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém, líder ou político, algum artista famoso ou algum pensador, enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a tese.
Não esqueça de que a frase deve vir entre aspas. Veja:
O cinema nacional conquistou nos últimos anos qualidade e faturamento nunca visto antes. “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” – famosa frase-conceito do diretor Gláuber rocha – virou uma fórmula eficiente para explicar os R$ 130 milhões que o cinema brasileiro faturou no ano passado. (adaptado de Época, 14/04/2004)

2- Argumento por Causa e Consequência: para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa (os motivos, os porquês) e de consequência (os efeitos). A(s) justificativa(s) tem uma reversibilidade plausível. Observe:
Ao se desesperar num questionamento em São Paulo, daqueles em que o automóvel não se move nem quando o sinal está verde, o indivíduo deve saber que, por trás de sua irritação crônica e cotidiana, está uma monumental ignorância histórica.
São Paulo só chegou a esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no inicio do século, que não deveríamos ter metrô. Como cresce dia a dia o número de veículos, a tendência é piorar ainda mais o congestionamento – o que leva técnicos a preverem como inevitável a implantação de perigos. (adaptado de Folha de S. Paulo. 01/10/2000)

3- Argumentação de Exemplificação ou Ilustração: a justificativa remete a exemplos comparáveis ao que se pretende defender. Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese é muito teórica e carece de esclarecimento com mais dados concretos. Observe:
“Nos países que passara a ter a pena de morte prevista no código penal – os Estados Unidos são um exemplo disso – não houve diminuição significativa do índice de criminalidade”. Donde podemos concluir que a existência legal da pena de morte não inibe a criminalidade. (Ensino Médio em Rede – Sequencia Didática – Artigo de opinião)

4- argumento princípio: a justificativa é legítima, faz apelo a princípios, o que torna a conclusão quase que incontestável. Veja:
“Toda a atitude racista deve ser denunciada e combatida, posto que fere um dos princípios fundamentais da Constituição brasileira.” (Ensino Médio em Rede – Sequencia Didática – Artigo de opinião)

QUESTÃO CONTROVERSA
Chamamos de questão controversa, questão polêmica ou tese a afirmação cuja resposta não seja única, permitindo, então, que se assumam diferentes posicionamentos. Portanto, um artigo de opinião discute questões polêmicas ou controversas, que podem incidir sobre temas políticos, sociais, científicos e culturais, de interesse geral e atual, que afetam direta ou indiretamente um grande número de pessoas, e procura respondê-las. Normalmente essas questões surgem a partir de algum fato acontecido e noticiado. 

CONTEXTO DE PRODUÇÃO DO ARTIGO DE OPINIÃO
Todo texto que escrevemos ou lemos possui um contexto. Os textos não existem “no vazio”, mas em um determinado contexto de produção: eles sempre são escritos por alguém, para alguém, com certa intenção, em determinado tempo e lugar, divulgados em certo veículo de comunicação etc., e todos esses elementos interferem no sentido dos textos. Ao escrever, é fundamental levar em conta esses aspectos (e também na leitura, para que seja possível compreender mais efetivamente o que leu).
Geralmente, o produtor de um artigo de opinião é um especialista no assunto ou um representante de determinada instituição social (como sindicatos, governo, universidade, ONGs etc.) que, de alguma forma, tem algo a dizer sobre a questão. Em função disso, o autor busca construir uma imagem de si mesmo para seus leitores com alguém que tem conhecimento sobre o tema tratado, segue a lógica, a razão, possui argumentos sólidos para sustentar sua posição.

A ESTRUTURA DO UM ARTIGO DE OPINIÃO
São várias as formas de estrutura um artigo de opinião. Mas, em geral, todos os artigos de opinião contêm os seguintes elementos:
1.      Contextualização e/ou apresentação da questão em discussão.
2.      Explicitação da posição assumida.
3.      Utilização de argumentos que sustentam a posição assumida.
4.      Consideração de posição contrária e antecipação de possíveis argumentos contrários à posição assumida.
5.      Utilização de argumentos que refutam a posição contrária.
6.      Retomada da posição assumida e/ou retomada do argumento mais enfático.
7.      Proposta ou possibilidades de negociação.
8.      Conclusão (que pode ser a retomada da tese ou posição defendida).

Esses elementos podem vir em qualquer ordem e nem todos precisam aparecer num artigo de opinião.

BIBLIOGRAFIA
Ensino médio em rede – sequência didática – artigo de opinião.
São Paulo (estado) Secretária da Educação. Caderno do professor: língua portuguesa, ensino médio. 2ª série, volume 1 – São Paulo: SEE, 2009.


        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do livro O cortiço

Capitães de areia

Resumo e análise de Dom Casmurro