Textos informativos


Textos que informam


São aqueles que relatam fatos da atualidade de maneira clara e objetiva. Limitam-se, portanto, a divulgar os fatos. A notícia, a entrevista e a reportagem são tipos de textos informativos. Cada um deles tem estrutura diferente:
O texto jornalístico apresenta um encadeamento lógico de ideias e revela fatos com clareza e exatidão. Quem escreve esse tipo texto é o jornalista, que deve ter um objetivo: interpretar fatos e estabelecer analogias.

Notícia
O principal objetivo da notícia é levar informação atual a um público específico. A notícia conta o que ocorreu, quando, onde, como e por quê. Para verificar se ela está bem elaborada, o emissor deve responder às perguntas:
  O quê? (fato ou fatos)
 Quando? (tempo)
 Onde? (local)
 Como? (de que forma)
  Por quê? (causas)

Estrutura da notícia

 A notícia tem uma estrutura quase fixa. Ela é dividida em três partes: manchete, lead e corpo da notícia. Tem desenvolvimento parecido com o da novela policial: apresenta-se o crime, explica-se o acontecimento e progressivamente chega-se ao criminoso, ou seja, aos dados e às circunstâncias que rodeiam o fato:
  • ·        Manchete (ou título principal) – resume, com objetividade, o assunto da notícia. Essa frase curta e de impacto, em geral, aparece em letras grandes e destacadas.
  • ·        Lide (ou lead) – complementa o título principal, fornecendo as principais informações da notícia. Como a manchete, sua função é despertar a atenção do leitor para o texto.
  • ·        Corpo – contém o desenvolvimento mais amplo e detalhado dos fatos.


Características
·        Linguagem formal, que segue a norma culta da língua, mas acessível e simples.
  • ·        Ordem direta.
  • ·        Voz ativa.
  • ·        Verbos no presente do indicativo
  • ·        Os fatos são apresentados de forma impessoal e escritos em 3ª pessoa, com predomínio da função referencial.
  • ·        A informação transmitida deve ser verídica, atual e desperta o interesse do leitor.


Reportagem
A reportagem é uma notícia ampliada. Enfoca um assunto ou fato de forma abrangente, apresentando mais detalhes. O texto é, geralmente, mais longo que o da notícia, com diversas opiniões e versões do mesmo fato. A linguagem é formal, objetiva e direta.
O assunto da reportagem pode ser narrado de forma expositiva (narração simples e objetiva do fato, interpretativa (comentário sobre um fato central e sobre outros relacionados a ele) ou opinativa (opinião do repórter ou da empresa que ele representa, conduzindo a opinião do leitor).
A reportagem segue a estrutura básica da notícia: manchete, lide e corpo. Porém, é comum o uso de complementos, como gráficos, quadros informativos, tabelas, trechos de depoimentos e de entrevistas, fotografias com legenda e outros. Ao fazer uma reportagem, podem-se consultar diversas fontes, mas é importante citá-las.
Fonte: Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único / Leila Sarmento, Douglas Tufano – São Paulo: Moderna, 2004.
Características próprias do gênero reportagem
  • ·        Deve envolver o leitor com o acontecimento, mas transmitindo-o de forma precisa.
  • ·        Texto expositivo de apresentação e análise de uma informação.
  • ·        Todas as reportagens partem de um “gancho jornalístico”: um tema específico (um acontecimento) que conduz a um tema geral e permanente de interesse da comunidade.
  • ·        Presença de investigação jornalística para a construção do texto e constante procura da verdade.
  • ·        Presença do contexto da informação.
  • ·        Embora seja um texto expositivo, há presença acentuada da forma narrativa explicando as relações entre fatos e personagens.
  • ·        Presença de impressões e pontos de vista do jornalista.



(fonte: currículo do estado de São Paulo: caderno do professor; Língua Portuguesa, 2º série do ensino médio; volume 3).

Entrevista
A entrevista é um texto informativo cujo objetivo é fazer com que o leitor conheça melhor as opiniões e ideias do entrevistado. O entrevistador deve pesquisar antes a respeito do entrevistado e do tema a ser abordado e preparar um roteiro com base nessa pesquisa.
Ao entrevistar, é importante fazer uma pergunta por vez, ficar atento às respostas e também fazer perguntas que não estejam no roteiro, mas que se relacionam com o que está sendo tratado.
A entrevista escrita apresenta, em geral, estes elementos:

  •        I.           Manchete - título relacionado a um pensamento ou fala do entrevistado.
  •      II.         Apresentação - nome do entrevistado e um pensamento dele que provoque interesse no leitor.
  •     III.          Resumo - texto curto com apresentação do entrevistado e síntese do que será tratado.
  •     IV.     Perguntas e respostas – texto da entrevista propriamente dito, em que os nomes do entrevistador (ou órgão para o qual trabalha) e o do entrevistado aparecem antes de cada um.

Fonte: Português: literatura, gramática, produção de texto: volume único / Leila Sarmento, Douglas Tufano – São Paulo: Moderna, 2004.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do livro O cortiço

Capitães de areia

Resumo e análise de Dom Casmurro