Dificuldades da língua

 Na Língua Portuguesa, podem ocorrer dúvidas quanto ao emprego de certas palavras e expressões. Veja alguns casos.

A / há
Emprega-secom referência a tempo passado, equivalendo a "faz": e "a" na indicação de tempo futuro:
meses que não o vejo.
Maria não aparece meses.
Daqui a pouco nos apresentaremos.
Irei daqui a dois anos.

A fim de / afim
A fim de é uma locução prepositiva, que indica finalidade; afim é adjetivo e significa "semelhança":
Ela veio a fim de revê-lo.
Os dois tem gostos afins.

Acerca de / há cerca de
Acerca de é uma locução prepositiva e corresponde a "respeito de"; há cerca de é uma expressão que equivale a, "Há aproximadamente".
Falou-me acerca de seu trabalho.
Ele mudou-se há cerca de dois anos.

A meu ver
Não se emprega "ao meu ver" e sim a meu ver, pois não há artigo nessa locução;
A meu ver vencerá o mais atento e ligeiro.

Ao invés de / em vez de
Ao invés de corresponde a "ao contrário de"; e em vez de significa "no lugar de":
Ao invés de chegar antes de todos, ele chegou atrasado.
Em vez de cinema, prefiro teatro.

A par / ao par
Usa-se a par com sentido de "bem informado"; e ao par significando equivalência cambial:
O diretor ficou a par da sua decisão.
O dólar e o ouro estão ao par. (com o mesmo valor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise do livro O cortiço

Capitães de areia

Resumo e análise de Dom Casmurro