Como elaborar uma redação dissertativa argumentativa

 

REDAÇÃO

Escrever é uma habilidade cada vez mais exigida atualmente. O ato de escrever para alguns parece fácil e agradável, para outros, um sacrifício sem perspectivas favoráveis. Nas práticas escolares, não se prepara o aluno para ser escritor, mas para escrever satisfatoriamente numa linguagem com precisão vocabular e clareza de ideias.

Ao escrevermos, fazemos da linguagem nossa conquista maior, combinando as impressões dos sentidos, o conhecimento prévio (do mundo) e o pensamento crítico. O bom escritor não nasce pronto, é ensinado. Para aperfeiçoar a escrita, devemos aguçar a capacidade de interpretação, o espírito crítico e analítico, bem como a criatividade e inovação.

Portanto, a escrita, como atividade compensadora e satisfatória, é produto de um saber linguístico, da ordenação do pensamento e da imaginação criadora e prazerosa do processo de aprendizagem.

Competências das redações do ENEM

A correção é feita com base nas cinco competências. Tirar a nota máxima não é sorte, é a capacidade de fazer um texto que se enquadre no que é pedido, ou seja, é aquele que se encaixe nessas cinco competências.

Competência I: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: Você conhecer e faze uso da “norma culta”, ou seja, ortografia;

Competência II: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo;

Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência IV: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência V: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como elaborar uma redação

Introdução = Apresentação do Tema e contextualização + Apresentação da Tese + questão 1 + questão 2

 introdução é o primeiro parágrafo da dissertação e ela deve conter, pelo menos, três estruturas: apresentação (ou contextualização) do tema e apresentação da tese (que formada pelas ideias principais de cada parágrafo de desenvolvimento), mais argumentos. (que serão sustentados no desenvolvimento).

Observação: também podemos considerar que os argumentos formam uma terceira estrutura, separando-os da tese. Essa é apenas uma maneira de definir os conceitos. O que importa é que a introdução deve apresentar o tema e a tese (ideia ou ideias principais da redação). 

 Suponhamos que o tema esteja relacionado com “internet”. Então, você precisa começar a redação apresentando esse tema de alguma forma, contextualizando-o. Veja alguns exemplos:

 1) “A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da geração atual”.

2) “A internet é o reflexo do avanço tecnológico promovido pelo homem, que transcende as barreiras físicas e passa a viver num universo virtual sem fronteiras”.

3) “Assim como muitas invenções mudaram a história do homem, a internet se revelou como o marco de uma nova geração e de uma nova cultura”.

 Observe que há diversas maneiras de se apresentar o tema. Geralmente, a melhor estratégia é trabalhar com definições e com conceitos e, para tanto, basta se perguntar: o que é internetO que ela proporciona à sociedade? Pense em tudo o que você sabe a respeito do tema e procure o que você sabe de melhor dele. 

 Exemplo: 

Item 1: “A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da cultura atual”. 

 Agora que já foi apresentado o tema, você precisa se posicionar a respeito dele, ou seja: você precisa  de uma tese (opinião).

 O tema “internet” é muito amplo e podemos abordar muitas coisas ao seu respeito. Porém, de modo geral (opinião), eu acredito que ela pode servir tanto para o bem quanto para o mal. Logo, a minha opinião é: “a internet serve para o bem e para o mal”. A partir dessa opinião eu irei formular a minha tese:

 “A internet possui tanto aspectos positivos quanto negativos e isso depende de seu uso”.

Na minha opinião: “a internet é boa e também é má e isso depende do internauta”. Agora, preciso convencer o leitor da melhor maneira possível a aceitar essa opinião. Para tanto, preciso de ideias (argumentos) e cada argumento será explicado e desenvolvido em cada parágrafo de desenvolvimento. Uma boa maneira é pensar na tese como a união das ideias principais de cada parágrafo de desenvolvimento. Por isso que, para começar a escrever a redação, preciso planejar o texto, pensando no que vou escrever em cada parágrafo. 

 Como a redação geralmente tem dois parágrafos de desenvolvimento, então preciso de dois argumentos que me ajudem a convencer o leitor a aceitar a minha opinião.

 Argumento 1: “a internet é boa porque facilita o acesso ao conhecimento e à informação”.

Argumento 2: “a internet é ruim porque ela não é muito segura, o que dá margem a diversos problemas”. 

Observe que já temos a apresentação do tema e da tese (junto com os argumentos). Isso quer dizer que já temos a nossa introdução:

A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da cultura atual.  O seu principal aspecto positivo é a facilidade de acesso ao conhecimento e à informaçãoentretanto o seu mau uso pode prejudicar os seus usuários de inúmeras formasO que a caracteriza como benéfica ou maléfica é o modo que ela é usada”.

 Roxo: apresentação do tema

Azul: argumento 1 (dará origem ao primeiro parágrafo de desenvolvimento)

Verde: argumento 2 (dará origem ao segundo parágrafo de desenvolvimento)

Vermelho: opinião (tese)

 Observe que nesse parágrafo temos todos os elementos necessários para fazer uma introdução. Apresentamos tanto o tema como a tese e indicamos os dois argumentos principais que vão dar origem aos dois parágrafos de desenvolvimento. Logo, para escrevermos a introdução, é preciso ter uma ideia do que vamos escrever e precisamos ter em mente quais argumentos serão usados para defender a nossa opinião. 

 Portanto, antes mesmo de começar o parágrafo introdutório é importante fazer um esquema com todas as ideias, arquitetando o conteúdo do texto, separando os argumentos principais e a tese. A introdução deve revelar ao leitor, de modo claro e objetivo, o tema, a tese e, junto com a tese, os argumentos que serão desenvolvidos ao longo da dissertação. Lembre-se de, apenas, apresentar e indicar os argumentos. Ou seja: você não vai desenvolver nem explicar nada na introdução. Então, de modo simplificado, podemos considerar que a introdução possui três estruturas principais: a apresentação do tema,  da tese e os argumentos.

Desenvolvimento:

Veja que a introdução apresenta as ideias que vão originar os dois parágrafos de desenvolvimento (ou um, ou três... depende da quantidade máxima de linhas permitidas). Exemplo:

 A internet faz parte da sociedade moderna e é uma característica marcante da cultura atual.  O seu principal aspecto positivo é a facilidade de acesso ao conhecimento e à informação, entretanto o seu mau uso pode prejudicar os seus usuários de inúmeras formas. O que a caracteriza como benéfica ou maléfica é o modo que ela é usada”.

 Observe que a introdução apresenta duas ideias juntas com a tese (uma está na cor azul e a outra está na cor verde). Cada uma dessas ideias dará origem a um parágrafo de desenvolvimento. 

 O desenvolvimento é o parágrafo que vai desenvolver a ideia que foi apresentada junto com a tese lá no parágrafo de introdução. Essa ideia deve aparecer no primeiro período do desenvolvimento (ou seja: da letra maiúscula até o primeiro ponto) e ela será a ideia principal do parágrafo de desenvolvimento, recebendo um novo nome: tópico frasal

Portanto, o tópico frasal é a ideia principal do parágrafo (é a ideia que resume o parágrafo inteiro em uma ou duas linhas). Depois do tópico frasal aparecem os argumentos (que irão desenvolver a ideia principal do parágrafo) e, por fim, temos o encerramento (ou "fechamento") do parágrafo (para evitar que o desenvolvimento acabe "do nada", sem ter um "fechamento"). 

 Com base nisso, observe o primeiro parágrafo de desenvolvimento.

Ideia: “O seu principal aspecto positivo é a facilidade de acesso ao conhecimento e à informação

Parágrafo correspondente (sugestão):

 Dentre tantos aspectos positivos, o que mais se destaca entre os benefícios da internet é o caráter de sua acessibilidadeÉ simples publicar e acessar conteúdos dos mais variados campos do conhecimento, o que representa um poder de acesso à informação nunca antes testemunhado na história tecnológica do mundo. Por meio da internet, o usuário pode encontrar grandes acervos de livros digitalizados, visitar páginas de conteúdos especializados e também acompanhar informações atualizadas por meio de grandes portais de notícia. Sendo assim, pode-se afirmar a internet inaugurou uma nova geração e uma nova cultura, que é caracterizada pela globalização e pela acessibilidade universal da informação nunca vista antes.

 Em vermelho, temos o tópico frasal, estrutura que concentra a ideia principal do parágrafo (que foi apresentada na introdução da redação, junto com a tese). Na parte destacada em azul, que é o “miolo” do parágrafo, nós argumentamos e desenvolvemos a ideia central do parágrafo, ou seja: o objetivo é convencer o leitor de que o grande benefício da internet é o acesso à informação e ao conteúdo. E, por fim, a parte roxa representa o fechamento do parágrafo, onde concluímos que a internet passou a caracterizar uma nova geração, caracterizada pelas pessoas que têm o poder de acesso à informação de um modo nunca visto antes. O fechamento é a parte do parágrafo que dá um tom de conclusão usando elementos conclusivo como: "sendo assim", "portanto", "dessa maneira", "logo", "então", "em síntese" "diante do exposto", etc.)

Veja que o parágrafo de desenvolvimento é realmente uma “redação em miniatura” composta por introdução (tópico frasal), desenvolvimento (argumentos, ou seja: o "miolo") e conclusão (encerramento ou fechamento).

 Segundo parágrafo de desenvolvimento: entretanto o seu mau uso pode prejudicar os seus usuários de inúmeras formas. 

 Parágrafo correspondente:

Entretanto, o grande problema da internet é o fato de ela ter falhas que comprometem a segurança de seus usuários. Por ser pública e global, ela é usada por muitos tipos de pessoas e elas podem ter diferentes propósitos e objetivos, o que compromete a segurança da rede. Esse fato é agravado ainda pela questão do anonimato, que facilita crimes como racismo, pedofilia, roubos de informações pessoais, falsas identidades e plágio. Além disso, a rede é vulnerável a ações de hackers, que são capazes de invadirem contas de empresas, de pessoas físicas e até mesmo do próprio governoTudo isso demonstra que a internet, apesar de facilitar o acesso à informação, é um ambiente inseguro e que, portanto, exige cautela por parte de seus usuários.

 Assim como no parágrafo anterior, em vermelho, foi apresentado o tópico frasal, que revela a ideia central do parágrafo. Em azul, toda a estrutura argumentativa, que foi construída de modo a convencer o leitor a aceitar a ideia principal apresentada pelo tópico frasal. E, por fim, o fechamento do parágrafo (na cor roxa), onde concluímos e reafirmamos que a internet realmente é insegura, fato que exige cuidado por parte dos usuários que nela navegam. 

 Para desenvolver, é preciso argumentar. Para tanto, existem algumas estratégias de argumentação, como por exemplo: argumentos de causa e consequência, exemplificação, citações, contra-argumento, fatos e conceitos 

CONCLUSÃO:

Nos artigos anteriores, nós escrevemos três parágrafos: um parágrafo de introdução e dois de desenvolvimento. Agora, precisamos escrever o último parágrafo da dissertação, que é a conclusão.

 A função básica do parágrafo conclusivo é reafirmar o que foi dito ao longo da redação, ou seja: no parágrafo de conclusão, nós reafirmamos a tese (que é a ideia principal da redação). 

 O parágrafo de conclusão depende do tipo de concurso que você está fazendo. No Enem, por exemplo, nós precisamos problematizar o tema ao longo da redação e fazer uma proposta de solução no parágrafo de conclusão. Em outros vestibulares isso não é necessário e, nesses casos, há várias estratégias para fazermos a conclusão. Uma delas é trabalhar com definições, conceitos e características, como por exemplo:

 Portanto, assim como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usaIndependente desse fato, é inegável dizer que a internet está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna.

A expressão em azul faz a retomada de tudo o que foi exposto na redação (reafirmação da tese). A parte em vermelho segue a estratégia de se trabalhar com definições, conceitos ou características, já que expressamos as características da internet (está presente no cotidiano das pessoas e faz parte da cultura moderna).

Também podemos usar a estratégia da projeção, trabalhando com perspectivas e projeções para um futuro próximo:

Portanto, assim como todos os avanços tecnológicos, a internet pode trazer benefícios ou malefícios à sociedade e isso dependerá dos propósitos de quem a usaIndependente desse fato, é inegável dizer que a internet continuará presente no cotidiano das pessoas, influenciando a sociedade e moldando as características de nossa cultura.

Independente da estratégia usada, devemos sempre reafirmar o que foi dito ao longo do texto sem acrescentar ou desenvolver novos argumentos. Se acrescentarmos algum argumento, o parágrafo de conclusão poderá se transformar num novo parágrafo de desenvolvimento, ou seja: a sua redação ficará sem conclusão (ela acabará "do nada", sem ter um fechamento decente).

O Parágrafo de Conclusão do ENEM

A redação do Enem é um pouco diferente porque ela trabalha com a problematização do tema. Num tema como a "internet", por exemplo, a redação estará mais focada nos problemas da internet, que devem ser resolvidos com uma proposta de intervenção que deve aparecer no parágrafo de conclusão (é obrigatório apresentar essa proposta de intervenção). Por conta disso, o parágrafo de conclusão da redação do Enem costuma ser maior do que o normal (pode até mesmo ficar do tamanho do parágrafo de desenvolvimento). 

Como fazer a Proposta de Intervenção?

Todo problema tem causas. Portanto, se você atuar nas causas do problema, você consegue resolver o problema. Logo, pergunte-se quais são os fatores que causam ou agravam o problema e pergunte-se quais são os possíveis agentes que podem atuar nessas causas para solucionarem o problema. 

Exemplos de agentes: o governo, as empresas, a mídia e a imprensa (com todos os seus formadores de opinião, exercendo grande influência sobre a sociedade), as ONGs, as instituições, a educação, a conscientização, a tecnologia, você, o seu vizinho, a sua família, as comunidades, todos os tipos de organizações sociais, etc. 

Ou seja: pense nos fatores que agravam ou causam o problema e pense nos agentes que podem ajudar a resolver o problema. 

 

Bibliografia:

http://www.comoescreverumaboaredacao.com/2013/09/redacao-como-fazer-introducao.html

http://www.comoescreverumaboaredacao.com/2013/10/redacao-como-fazer-o-desenvolvimento.html

http://www.comoescreverumaboaredacao.com/2013/10/redacao-como-fazer-conclusao.html

https://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2017/07/04/1152626/entenda-5-competencias-redacao-enem.html

 

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